Rio Maria - PA
Canaã dos Carajás - PA

Rio Maria nas redes:

Fornecedores

O Frigorífico Rio Maria preocupado com a Sustentabilidade na Amazônia e em sintonia com todas as leis ambientais vigentes, mantém um rígido, controle de seus fornecedores de gado para garantir de todo animal adquirido provenha de fazendas que atendam as exigências ambientais. Para isto, o Frigorifico Rio Maria possui uma empresa parceira especializada em meio-ambiente e monitoramento de imagens da cobertura vegetal das fazendas. Diariamente, esta empresa monitora todas as fazendas que estão em negociação para compra de bovinos e somente após esta rigorosa análise, é que a negociação pode prosseguir pelo setor de compras.

Abaixo, segue alguns pontos da análise:

  • Consulta no site do Ibama (Declaração de Nada Consta da propriedade)
  • Consulta no sistema do Ministério do Trabalho e ita do Instituto InPacto para certificar de que o pecuarista não está envolvido com trabalho análogo ao escravo.
  • Consulta polígono da fazenda para certificar de que não houve nenhum desmatamento desde 2008. Área do CAR é confrontada com os arquivos de PRODES fornecidos pelo INPE. A área também é confrontada com os arquivos mensais do DETERINPE.
  • Consulta se o polígono da fazenda não está dentro de terras indígenas.
  • Consulta sistema da SEMAS para certificar de que não há nenhum embargo.

O Frigorífico Rio Maria, seguirá sempre com o seu compromisso na compra de bovinos, bem como mantendo o melhor padrão de qualidade na carne.

O trabalho em conjunto que o Rio Maria desenvolve com Amigos da Terra — Amazônia Brasileira está alinhado com as ações adotadas pela empresa e reflete o nosso compromisso com a conservação do meio ambiente, trabalhando exclusivamente com fornecedores cujas propriedades são livres de desmatamento.

O Frigorifico Rio Maria está comprometido a realizar a compra de gado de fazendas que não tenham desmatado, de acordo com o Prodes. Além disso já implementamos há anos os requisitos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC da Carne) assinando com MPF. Os sistemas de controle de compra e monitoramento de desmatamento são verificados anualmente por auditorias independentes, de acordo com este compromisso. Os pontos de melhorias são identificados nos relatórios de auditoria e podem ser disponibilizados aos clientes.