A gordura é o tecido mais variável da carcaça, podendo variar em quantidade, forma e distribuição durante o processo de desenvolvimento. Esta gordura é uma fonte de reserva energética para o animal em épocas de restrição alimentar.
Basicamente há dois tipos de gordura mais conhecidos: Gordura intramuscular (gordura de marmoreio) e a Gordura subcutânea (gordura de cobertura).
Identificar os animais que serão destinados ao abate deverão ser portadores de atributos, como, boa conformação de carcaça, precocidade de crescimento e de acabamento aliada a um bom ganho de peso, atributos estes capazes de assegurar um bom desempenho durante a fase de engorda/terminação. A avaliação visual do grau de acabamento no animal vivo é uma boa alternativa, para se identificar e apartar os animais que já estão “prontos” para o abate. Orienta-se apartar os animais em lotes padronizados e uniformes, principalmente, os que estejam bem acabados.
O acabamento de carcaça é verificado mediante observação da distribuição e quantidade de gordura de cobertura, em locais diferentes da carcaça (a altura das 6ª, 9ª e 12ª costelas partes dorsal e ventral do músculo grande dorsal e músculo serrátil dorsal caudal, na região lombar e no coxão).
BR-155 Km 85,3 S/N – Zona Rural – Rio Maria-PA – CEP: 68.530-000 – Caixa Postal: 17 Telefone: 55 (94)3428-2536 /
(94) 99200-2536 Whatsapp Business
Desenvolvido por: