Rio Maria - PA
Canaã dos Carajás - PA

Social networks:

Sustainability

Sustainability

Comprometido com a sustentabilidade no bioma Amazônico, o Frigorífico Rio Maria investe constantemente em inovar processos, métodos e tecnologias que garantam, rastreabilidade e conformidade socioambiental ao longo de todos os elos da sua cadeia de suprimentos.

Para reduzir os impactos ambientais e sociais em um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e cumprir fielmente a legislação vigente, o Frigorífico Rio Maria assume o compromisso ético e moral de garantir a conformidade socioambiental em todas as suas relações de compra de bovinos e venda dos seus produtos.

O Frigorifico Rio Maria tem orgulho de ser um dos frigoríficos líderes em conformidade socioambiental
na cadeia mais complexa da produção territorial brasileira, a pecuária. Nosso compromisso com a verdadeira sustentabilidade é comprovado por resultados constantes e expressivos nas principais auditorias do setor, conquistando 100% de conformidade socioambiental nos 4 últimos ciclos das auditorias do MPF.
https://www.mpf.mp.br

 

PRINCIPAIS CRITÉRIOS ANALISADOS:
  • Existência de SICAR – Cadastro Ambiental Rural (Ativo ou Validado);
  • Inexistência de desmatamento ilegal após 22/07/2008;
  • Inexistência de sobreposição de polígonos de embargos ambientais do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, ou órgãos estaduais de meio ambiente;
  • Não estarem sobrepostas a áreas protegidas e sem a possibilidade legal de utilização para a atividade pecuária (Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas);
  • O Cadastro de Pessoa Física/CPF e o Cadastro de Pessoa Jurídica dos proprietários e exploradores não constarem na Lista Suja do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Previdência.

Após implementar um rígido processo de mapeamento, análise e monitoramento das fazendas fornecedoras de animais diretos e visando avançar com os compromissos socioambientais, o Frigorifico Rio Maria, está fazendo novas parcerias para desenvolver soluções sustentáveis, rastreabilidade e controle dos indiretos.


Segue abaixo algumas parcerias que estão em andamento.


1. Aliança Paraense da Carne – APC: é uma aliança estratégica entre os principais elos da cadeia produtiva da carne no Estado do Pará que assumem o compromisso de unir suas forças, capacidades e recursos para alcançar objetivos comuns; apropriar a cadeia de recursos tecnológicos e da inovação; investir em ações que promovam a melhoria da gestão dos negócios com a qualificação de seus agentes; incentivar o crescimento da produtividade, qualidade e sustentabilidade dos processos e produtos da cadeia da carne.


2. Fórum do Futuro: O Instituto Fórum do Futuro é um grupo de reflexão independente, voltado para o debate de questões estruturantes da sociedade brasileira, a partir perspectiva do desenvolvimento sustentável. Promove debates, realiza estudos, diagnósticos e antecipa cenários com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação.
https://www.forumdofuturo.org

3. NICEPLANET Assessoria: Aplicativo SMGEO Prospec. Permite analisar a conformidade de seus fornecedores de bovinos das fases de cria, recria e engorda “INDIRETOS”. https://niceplanet.agr.br/ https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appprospec&hl=en&gl=US

4. NICEPLANET Assessoria: Aplicativo SMGEO Indireto. Programa de Rastreabilidade Individual e histórico do monitoramento de indiretos.

5. ONG Amigos da Terra: Organização não-governamental brasileira, com mais de 25 anos de atuação na área socioambiental, trabalhando na promoção de iniciativas sustentáveis que visem o desmatamento zero nos habitats naturais brasileiros, com foco prioritário, mas não exclusivo, na Amazônia. https://amigosdaterra.org.br/

6. GTFI – Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos: O GTFI reúne os diversos stakeholders da cadeia produtiva da carne bovina no Brasil para discutir soluções de rastreabilidade, monitoramento e transparência com foco no controle do desmatamento em fornecedores indiretos. https://gtfi.org.br/

7. ONG NWF: VISIPEC. Ferramenta de rastreabilidade e monitoramento complementar aos sistemas utilizados pelos frigoríficos brasileiros. https://international.nwf.org/brasil/

Aprimorando sempre o COMPROMISSO COM INDIRETO e buscando evolução contínua, no começo de 2023 o Frigorífico Rio Maria começou a preparação para incluir o monitoramento e rastreabilidade dos seus indiretos, para isso realizamos diversas parcerias. Adotamos o Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (PRIMI), um sistema de adesão voluntaria do produtor que realiza o  acompanhamento do animal nas etapas do seu desenvolvimento através da brincagem individual, até a entrega para o frigorífico. A implantação do protocolo PRIMI ocorreu em julho/2023.

Atualmente o programa possui mais de 40 mil animais brincados, desses mais de 8 mil estão 
brincados desde o nascimento. Possuí 120 mil brincos adquiridos e estamos participando ativamente de ações para estabelecer políticas setoriais, comerciais e públicas a fim de desenvolver e promover estratégias para incentivar a adesão de novos pecuaristas ao PRIMI, para alcançar 100% de rastreabilidade dos nossos indiretos.


O Frigorífico Rio Maria segue engajado em seu compromisso de garantir padrão ouro em carne, couro e subprodutos bovinos com 100% de conformidade socioambiental para a vanguarda da demanda mundial. De mãos dadas com a sociedade civil, por meio da ONG Amigos da Terra, o Frigorifico Rio Maria reforçou publicamente o seu compromisso de produzir riqueza com sustentabilidade e cumprir o seu papel social de gerar emprego e renda para pessoas e comunidades.

Pioneiros na adesão do TAC da Carne, o Frigorífico Rio Maria reitera seu compromisso de comprar animais bovinos única e exclusivamente das fazendas que atendam em totalidade, todo e qualquer critério socioambiental da legislação Brasileira, Europeia e de todo o Mercosul.

Mostrando a transparência que o frigorífico tem nas suas compras de gado, segue abaixo relação das compras, conforme previsto no TAC PR/PA/GAB 10/Nº01/2009, cláusula terceira, item 3.2: