Rio Maria - PA
Canaã dos Carajás - PA

Rio Maria nas redes:

Carne Desossada

Produtos

Análise Microbiológica do produto

SALMONELA – Ausência em 25g

COLIFORMES FECAIS < 300 NMP/g

BOLORES E LEVEDURAS < 1000 UFC/g

CLOSTRIDIOS < 20 UFC/g

Tabela de fontes de nutrientes da carne vermelha
Proteína
50%
Zinco
50%
Vitamina B12
50%
Selênio
50%
Fósforo
50%
Características da Carne Desossada

Descrição

Carne resfriada de bovino sem osso, registrada no ministério da agricultura SIF/DIPOA 112.

Padrão de Limpeza
Ausência de carimbo, veias, ganglios, coagulos, membrana e corpos estranhos.

Embalagens
Sacos de polietileno liso termo encolhíveis atóxico, embalando a peça junto com a etiqueta individualmente à vÁcuo, são acondicionadas em caixa de papelão branca, seladas com fita “poliestrap”, com peso médio de 25 kg.

Transporte
Caminhões hermeticamente refrigerados ou containers com serviço de frio.

Controle de Qualidade
APPCC (Analise de Pontos e Perigos Críticos de Controle), BPF (Boas praticas de fabricação), PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional), CIP (Controle Integrado de Pragas).

Características
PH mÁximo 5,9, temperatura entre 0 e 5ºC, Aw 0,95, cor vermelho brilhante, sem odor.

Prazo de Validade
60 dias após a data de fabricação.

Condições de Armazenamento
Uma vez aberto retirar da embalagem e preparar para consumir, manter sob temperatura entre 0 e 5ºC.

Músculo Dianteiro

Este corte está localizado na parte dianteira do animal que representa 6,10 % dela. A diferença entre o músculo traseiro é o seu tamanho, em alusão ao ser humano, o músculo dianteiro seria o braço portanto menor, e o músculo traseiro seria a “batata” da perna.

Peito

O Peito, também chamado de ponta do peito, está localizado na parte dianteira do animal que representa 12,30 % dela.

Pescoço

O Pescoço é a continuação do peito, tem formação muscular semelhante ao mesmo. Também chamado de cogote ou neck (inglês).

Acém

O Acém é a carne do lombo do boi. Está localizado na parte dianteira, mais especificamente no pescoço do animal e representa 31,92 % do total. É o maior e mais macio corte do dianteiro do animal.

Cupim

O cupim é um corte bastante apreciado pelos brasileiros. Considerado um dos cortes mais saborosos do boi, é muito usado para churrasco.

Essa peça só é possível encontrar em determinadas raças como (Nelore, Sindi, Gir, Guzerat, dentre outras).

Ideal para assar, grelhar e churrasco.

Paleta

A Paleta está localizada no braço do boi.

Podendo ser dividida em “com ou sem osso”, essa peça possui fibras longas e gorduras concentradas, esse conjunto de características dá a carne uma suculência impecável quando preparada da maneira correta.

Ideal para Assar, Cozinhar, Grelhar.

Capa de Filé

A capa de filé é ideal para cozinhar, um corte localizado sobre a ponta do contrafilé.

Por ser uma peça cortada por nervuras do animal é uma opção muito viável para ensopados e longos cozimentos.

Filé de Costela

Este corte é obtido pela separação da capa de filé e pela liberação da massas musculares aderidas à porção dorsal das costelas que permanecem no traseiro-serrote e as cinco primeiras vértebras torácicas (sexta a décima).

Fraldinha

Este corte bovino é localizado na parte traseira do boi, perto das costelas. Advindo do “fraldão” do boi, representa cerca de 2,60% da carne do bovino. É uma carne de característica magra, ou seja, seu teor de gordura é baixo e tem altos índices de proteínas (41%) e ferro (19%).

Ponta de Agulha

A Ponta de Agulha fica na parte inferior da caixa torácica do bovino, tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura. Fica muito bem em assados, ensopados ou sopa. E sendo uma carne muito saborosa para churrasco.

Contrafilé

O Contrafilé é o corte mais longo da carne bovina, podendo conter também a Capa do contra filé. É localizada na parte traseira do animal.

Filé Mignon

Esse corte fica na parte superior traseira do boi.

O filé mignon é um corte nobre de sabor leve e adocicado, além de possuir pouca gordura. Perfeito para fazer em bifes, medalhão, escalope, estrogonofe e picadinhos.

O filé mignon é uma das carnes mais magras dos cortes bovinos.

Ideal para grelhar, cozinhar.

Maminha de Alcatra

A Maminha está entre os cortes bovinos considerados nobres. É localizada no fim da peça inteira da alcatra, próxima à ponta da agulha, no traseiro do boi. É considerada uma carne muito macia (quando cortada contra as fibras), suculenta, de sabor suave, que contém gordura.

Alcatra

A alcatra ou também conhecida como alcatra completa, alcatra com maminha ou alcatra sem picanha, é localizada na parte traseira do animal entre o lombo e a coxa e representa, aproximadamente, 8,84% da carcaça.

Picanha

Este corte é conhecido pelo seu sabor, maciez e suculência, sua grande capa de gordura garante esse sabor agradável e diferenciado.

Perfeita para churrasco e possui a versatilidade de poder ser assada de diversas maneiras.

É uma carne nobre pois só há duas peças no boi e é preterida no mundo todo quando o assunto é carne na grelha.

Patinho

O Patinho fica localizado na parte traseira do boi, é menos macio que a alcatra, sendo usado para bifes à milanesa e no preparo de carne moída crua, como o quibe e o steak tartar. Também pode servir como carne moída ou cozida em refogados, molhos, bifes e assados. Ideal também para picadinho.

Coxão Mole

O Coxão Mole, ou coxão de dentro, é um tipo de corte da carne bovina localizado na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 14,61% da carcaça.

Lagarto

Este corte fica localizado na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 3,73% da carcaça traseira. Também denominada na região sul do Brasil como tatu. Na Bahia e alguns estados do norte e nordeste é conhecido como paulista. No Rio Grande do Norte e outros cantos do Nordeste pode ser conhecido com lombo paulista.

Coxão Duro

Coxão Duro ou coxão de fora tem pela sua característica a gordura concentrada no seu exterior, suas fibras longas e finas.
Ideal para cozinhar, grelhar.

Músculo traseiro

O Músculo Traseiro representa aproximadamente 5,98% da carcaça. É um corte saboroso e quase sem gordura. Possui uma maior concentração de colágeno, se comparada a outros cortes bovinos.